PAINEL DE VÍRUS RESPIRATÓRIO
Detecção Simultânea de 24 Patógenos
As infecções respiratórias agudas, conhecidas também como síndrome gripal, resfriado ou viroses, são as principais causas de morbidade e mortalidade em pacientes pediátricos e adultos em todo o mundo.
Essas infecções podem ser causadas por vírus e bactérias. O diagnóstico das infecções bacterianas pode ser realizado por um exame clínico, o que muitas vezes leva o paciente a obter uma receita médica (empírica) no próprio consultório.
As infecções virais respiratórias por muitos anos foram subestimadas pela falta de costume em solicitar um diagnóstico laboratorial. Realizar o tratamento sem diagnóstico preciso pode induzir ao erro, ou mesmo agravar a situação do paciente quando se espera a evolução da doença para observar novos sinais ou sintomas.
Pacientes pediátricos, imunocomprometidos e idosos demoram ainda mais no desenvolvimento de sinais e sintomas clínicos que podem ajudar na diferenciação e tratamento, cursando com piores prognósticos e aumentando a mortalidade.
O diagnóstico molecular precoce é capaz de diferenciar os principais agentes etiológicos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A rapidez no diagnóstico é essencial para o médico ter a chance de mudar para um melhor desfecho clínico de infecções virais causadas por SARS-CoV-2, H1N1, Vírus Sincicial Respiratório, Adenovírus e etc.
DIAGNÓSTICO MOLECULAR
Menor tempo de diagnóstico com resultado no mesmo dia*;
Auxilia a conduta médica, reduzindo a morbidade e mortalidade de pacientes.
Melhor capacidade de diagnóstico diferencial (afastando erros das chamadas “viroses”);
DIAGNÓSTICO LABORATORIAL AO SEU FAVOR
O diagnóstico clínico pode ser complementado com exames laboratoriais, principalmente na fase inicial da sintomatologia, ou mesmo identificação de contactantes nos casos de doenças de fácil transmissibilidade e alta mortalidade, como a COVID-19.
O teste molecular aumenta a sensibilidade, especificidade e a capacidade de diagnóstico, possibilitando fazê-lo em poucas horas e salvando vidas por permitir, quando aplicável, o tratamento específico precocemente.
O MAGLABOR utiliza as mais avançadas tecnologias moleculares, sendo capaz de detectar em poucas horas e em uma única amostra 24 diferentes patógenos, identificados separadamente cada agente etiológico. Isso permite a intervenção médica precoce no tratamento específico, propondo uma redução da morbidade e mortalidade.
PATÓGENOS DETECTADOS
Adenovírus humano
Bocavírus humano
Bordetella parapertussis
Bordetella pertussis
Coronavírus 229E
Coronavírus HKU1
Coronavírus NL63
Coronavírus OC43
Coronavírus SARS-CoV-2
Coronavírus SARS-like
Enterovírus
Metapneumovírus humano
Mycoplasma pneumoniae
Rinovírus humano
Vírus Influenza A
Vírus Influenza A subtipo H1N1
Vírus Influenza A subtipo H3
Vírus Influenza B
Vírus Parainfluenza 1
Vírus Parainfluenza 2
Vírus Parainfluenza 3
Vírus Parainfluenza 4
Vírus sincicial respiratório A
Vírus sincicial respiratório B